A Capela de São Roque tem grande importância histórica, sendo a primeira construída pelos imigrantes colonizadores em 1888, onde também foi celebrada a primeira missa. Com o passar dos anos, a comunidade construiu uma capela maior, que recebeu uma estampa de São Roque trazida da Itália por um morador conhecido como Birti, onde o terço era rezado frequentemente.
Uma das preciosidades dessa capela é a imagem de São Roque, esculpida em madeira pelos escultores Nodari, que foi transportada a pé da sede do município, até a capela. Em 1902, uma nova capela de madeira foi erguida, e em 1920, a construção da atual igreja de pedra foi iniciada pelos moradores, sendo finalizada e inaugurada em 1929.
O campanário, feito em madeira, abriga um sino fabricado em 1958, com 360 quilos, que traz a inscrição: “São Roque, rogai por nós”.
No dia 14 de março de 1976, com a presença de Dom Benedito Zorzi e Dom Henrique Gelain, foi inaugurado o salão comunitário, destinado à confraternização da comunidade.
Em 2020, a igreja passou por um grande desafio quando seu teto desabou. A comunidade de São Roque, unida, iniciou a restauração sob a liderança do Padre Kleiton Pena. A reforma foi concluída em 2023, trazendo nova iluminação e pintura para a igreja, com as obras sendo entregues durante a festa do padroeiro em 13 de agosto de 2023.
Foto: Marilita Calgaro Scapinelo/PASCOM