Santa Rita de Cássia

A comunidade do Bairro Paese novo, passou a ser atendido pelos Padres João Panazzolo e José Mussoi, na década de 2000 a 2010, sem local para se encontrarem, as missas eram realizadas na residência dos moradores. A partir de 2014, um bar passou a ser o local das celebrações.

Vendo que era necessário um local apropriado para as missas, o morador Onildo Fransescatto, doou o terreno, na Rua Primo José Francescato, para a construção da Igreja, sendo apenas a sua única exigência que a padroeira fosse Santa Rita de Cássia, a qual era tão devoto.

Este foi o primeiro passo, e em 2017 por iniciativa da comunidade, com o apoio do Padre Décio Podenski, está passou a se organizar e tornou-se a Comunidade Santa Rita de Cássia do Bairro Paese Novo. Para angariar fundos para a construção da própria igreja, desde então, realizam a festa da padroeira com missa festiva na Igreja Matriz ou na Comunidade Nossa Senhora de Fátima e jantares ou almoços nas comunidades da Gruta ou Fátima.  A comunidade nesta década recebeu em doação uma nova imagem de santa padroeira, doada por Luiz Barcaro.

Em 11 de maio de 2024, a comunidade deu o primeiro passo para a construção definitiva da igreja dedicada a Santa Padroeira, nesta data houve a Missa e Bênção da Pedra Fundamental.

A nova Igreja de Santa Rita de Cássia será construída em estilo contemporâneo que harmoniza tradição e modernidade. Um dos destaques é a torre alta ao lado da estrutura principal, encimada por uma cruz. O exterior também será adornado por uma estátua de Santa Rita de Cássia, situada no topo da fachada.

Internamente, a igreja será arejada e iluminada por grandes janelas que permitirão a entrada de luz natural, realçando o ambiente sereno e espiritual. O altar será simples, com uma representação moderna de Jesus Cristo ao fundo. O design interior será minimalista, mas significativo, com cores suaves e mobiliário litúrgico discreto, convidando à reflexão e à oração. A nova igreja será um espaço não apenas de adoração, mas também um centro para a comunidade se reunir e fortalecer sua fé, refletido na cuidadosa escolha de arte e arquitetura que promove uma atmosfera de paz e contemplação. O projeto é assinado pela engenheira civil Cláudia Zanotto Bisotto.

Foto: Reprodução Projeto