A Capela de Santa Ana foi inaugurada em 13 de junho de 1983, pelo Padre Josué Bardin, marcando um momento significativo na história da comunidade. Esta comunidade registra um evento trágico, que marcou sua história. Em 1º de maio de 1938, durante a solenidade da primeira comunhão. O então pároco, Pe. Luís Sávio, sofreu uma síncope cardíaca enquanto recitava o Credo, e caiu repentinamente sobre o altar, deixando todos os presentes em choque (Barbosa, Fidélis, 1980).
Nos primeiros anos da comunidade, o primeiro salão comunitário foi construído em madeira, servindo também como escola por um tempo. Com o crescimento do número de famílias, outras melhorias foram feitas. Em julho de 1958, foi fundado o Apostolado da Oração e o Sagrado Coração de Jesus,
Em 1970, a construção de um novo salão em alvenaria, de dois pisos, trouxe maior funcionalidade ao espaço comunitário. Já em 1988, foi feita uma praça em frente ao salão, tornando o local mais acolhedor para os eventos e celebrações.
A igreja passou por uma importante restauração e pintura no ano de 1989. Em 1998, a construção de um novo salão marcou mais um capítulo de crescimento. Nesse mesmo ano, foram contratados arquitetos para iniciar o processo de reforma e reparos necessários na igreja, para a preservação da sua estrutura histórica.
Além disso, foi decidido erguer um campanário novo, e assim manter viva uma tradição peculiar da comunidade: toda vez que o tempo ameaça uma tempestade, o sino da igreja é tocado até que o mau tempo se dissipe, um costume que reflete a forte ligação entre a fé e as práticas cotidianas dos fiéis.
Atualmente, a comunidade trabalha para finalizar todas as obras de reforma e revitalização até o ano de 2030, quando será celebrado o centenário da igreja.
Foto: Marilita Calgaro Scapinelo/PASCOM