Localizada a 25 km da sede do município, a Capela Nossa Senhora do Rosário – Vila Nova – Santana teve sua primeira igreja construída em 1894, abençoada pelo Pe. Alexandre Pelegrini. Originalmente, estava localizada 500 metros distante do local atual, em um terreno cedido pela Família Testolin. Pequena e construída em madeira, a capela abrigava apenas a imagem de Nossa Senhora do Rosário.
Com o passar do tempo, o número de moradores foi aumentando, e a capela tornou-se pequena, não sendo mais capaz de abrigar toda a comunidade. Diante dessa situação, a comunidade decidiu construir uma igreja maior e em um local que facilitasse o acesso a todos.
Segundo os moradores, a atual igreja, construída em alvenaria entre as décadas de 1960 e 1970, abriga as imagens de São Pelegrino, adquirida pela comunidade após a construção da igreja, e de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, sendo está a mesma imagem da fundação da capela.
Ao longo dos anos, os moradores mobilizaram-se para construir um salão comunitário para realização das suas festividades e ações sociais.
Foto: Marilita Calgaro Scapinelo/PASCOM