Nossa Senhora de Fátima

A Capela Nossa Senhora de Fátima, localizada no Bairro Fátima e carinhosamente conhecida pela comunidade como a “Igrejinha de Fátima”, foi inaugurada em 28 de novembro 1954, durante o Ano Mariano. Esta capela originou-se se uma promessa do Frei Jerônimo Grezele à Nossa Senhora de Fátima e foi erguida pelos freis capuchinhos. A primeira imagem da santa, veio de Portugal, ofertada por Uliana Camana.

Em 28 de novembro de 1954, durante uma procissão solene que saiu da Igreja Matriz de Vila Ipê (atual município de Ipê), o bispo Frei Cândido Maria Bampi entronizou as imagens de Nossa Senhora de Fátima – a padroeira – e de São Cristóvão na capela. Quatro anos depois, em novembro de 1958, com a permissão do bispo, foi cedido à capela um sino de 200 quilos pela Igreja Matriz de Ipê. Na mesma celebração, também foram entronizadas as imagens de Santo Antônio e Santa Rita de Cássia.

Inicialmente pertencente à paróquia de Ipê, a capela começou a apresentar problemas estruturais e ameaçava ruir. Em resposta, a comunidade se uniu e apresentou um abaixo-assinado, pedindo a construção de um pavilhão, churrasqueiras e uma cancha ao lado da capela para arrecadar fundos por meio de eventos festivos.

Em 1977, a Paróquia de Ipê decidiu fechar a capela e, com isso, o sino foi removido e o salão de madeira foi desmanchado. No entanto, a comunidade local, com a ajuda do Pe. Schio e do Dr. Clóvis Mânica, negociou para impedir a demolição e preservar a capela. Em um entendimento entre os bispos de Caxias do Sul e Vacaria, os limites das dioceses foram alterados, e, a partir de 1978, a capela passou a pertencer à Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Antônio Prado.

A comunidade reorganizou-se, recolocando as imagens, reinstalando o sino e construindo um novo salão comunitário. Porém, em 10 de junho de 2001, um incêndio devastou o altar, as imagens dos santos, as pinturas e as janelas da capela. A resposta foi rápida: os fabriqueiros e a comunidade promoveram diversas ações e campanhas para arrecadar recursos, com a ajuda das demais capelas do município, para a reconstrução da capela.

A atual imagem de Nossa Senhora de Fátima foi doada pela comunidade, e as outras imagens foram restauradas. O altar foi refeito em madeira pelos irmãos Zanotto de Ipê, e a mesa do altar, que não foi atingida pelo incêndio, foi reaproveitada. O processo de restauração foi concluído em 2002, e em 2009 a mesa do altar foi restaurado, preservando sua história e devoção para as futuras gerações.

Foto: Marilita Calgaro Scapinelo