A comunidade está localizada a 12 km do centro de Antônio Prado e foi fundada por 19 famílias pioneiras, cujos sobrenomes ainda hoje são conhecidos: Albarello, Dotti, Pensamento, Tessaro, Andonigni, Faraon, Polesso, Andreatta, Gambin, Carreta, Bernardi, Slaviero, Scariot, Birk, Miotto, Mezzavila, Ciotta, Pelizzaro e Sponga.
De acordo com relatos de José Dotti, Benjamin Slaviero e Olivo Faraon, a primeira capela da comunidade foi construída em 1898. A construção, feita em madeira, ficava localizada em frente à estrada que vem da Linha Gomercindo, em um terreno doado por Catarino Carreta. Já em 1922, iniciou-se a construção da nova capela, em um novo terreno doado por Bortolo Bernardi. Esta nova capela, construída quase simultaneamente às capelas de São Roque e Santana, foi feita em pedra, com paredes duplas e sem ligação entre elas. A construção começou sob a responsabilidade da família De Grandi, que precisou deixar Antônio Prado. Posteriormente, a família Passa assumiu e concluiu a obra.
O primeiro campanário que abrigava o sino também era de madeira, sendo posteriormente substituído por um campanário de alvenaria, que permanece até os dias de hoje.
A comunidade sempre foi rica em vocações religiosas, entre elas:
- Frei Justino Dotti, capuchinho
- Frei Dionísio Veronese, capuchinho
- Irmã Roseli Bernardi, da Congregação de São José
- Frei Celestino Dotti, capuchinho
- Dom Orlando Dotti, capuchinho
- Frei Arnaldo Dotti, capuchinho
- Frei Clemente Dotti, capuchinho
- Irmã Lourdes Dotti, da Congregação Nossa Senhora Aparecida
- Irmã Guerrinha Dotti, da Congregação de São José
- Irmã Juvelina Dotti, da Congregação de São José
- Irmã Graciosa Tondello, da Congregação de São José
- Irmã Maria de Lourdes Bernardi, da Congregação de São José
- Irmã Liliane Ciotta, da Congregação de São José
- Irmã Rosa Ciotta, da Congregação de São José
- Irmã Laura Contim, da Congregação de São José
Atualmente, a comunidade conta com cerca de 30 famílias, sendo os sobrenomes mais presentes: Dotti, Faraon, Gambin, Bernardi, Slaviero, Perboni, Ciotta e Stefan.
Foto: Marilita Calgaro Scapinelo/PASCOM