Os imigrantes italianos que colonizaram a cidade de Antônio Prado buscavam um local sagrado para suas orações. Por volta de 1910, construíram a primeira gruta dedicada à Nossa Senhora de Lourdes, situada acima da atual, preservada por alguns moradores. O terreno onde a gruta foi erguida pertencia ao Padre José Benini, que mais tarde doou-o para a Igreja.
Na década de 1930, os moradores de Antônio Prado se mobilizaram para encontrar um novo local para abrigar a imagem de Nossa Senhora de Lourdes. A antiga localização apresentava desafios aos fiéis, como o difícil acesso à água, o que dificultava a celebração das missas. Assim, foi escolhido o local atual, mais próximo da cidade e com abundância de água. A construção da nova gruta contou com o esforço e a dedicação da comunidade e de muitos voluntários.
A imagem de Nossa Senhora de Lourdes foi solenemente transferida da antiga gruta para o novo santuário em uma procissão religiosa no dia 11 de fevereiro de 1931, marcando o início de uma grande festa religiosa. Em 1932, aconteceu a primeira Festa da Gruta, que, em 2025, alcançará sua 95ª edição.
A Gruta Nossa Senhora de Lourdes está situada na área urbana, cercada por vegetação natural e uma fonte de água cristalina, e local que recebe anualmente milhares de visitantes, por ser um dos pontos de turismo religioso do município. A comunidade conta ainda com um salão comunitário para eventos sociais e o Salão Paroquial, utilizado para grandes festividades.
Foto: Marilita Calgaro Scapinelo/PASCOM