Cristo Redentor

A Comunidade Cristo Redentor está localizada na área urbana de Antônio Prado, no Bairro Planalto. A organização teve início em maio de 2000, com a primeira reunião realizada na casa do Senhor Alcides Reginatto. Estavam presentes as Zeladoras de Capelinha e outros moradores católicos do antigo Bairro São José, atualmente Bairro Planalto. O objetivo do encontro era avaliar a viabilidade de formar uma nova comunidade, já que o Sr. Mário Bocchese, em vida, havia doado um terreno à Mitra Diocesana de Caxias do Sul, localizado na Avenida Camilo Marcantônio.

Na reunião, ficou decidido que haveria outro encontro, e que por hora as zeladoras convidariam os moradores e solicitariam para a escolha do padroeiro da comunidade, com votação entre três santos. Em junho do mesmo ano, a comunidade reuniu-se novamente, com a presença de 47 pessoas. Uma comissão foi formada, mas o projeto não avançou naquele momento.

Em 2006, com o incentivo e a mobilização dos padres João Panazzolo e José Mussoi, os encontros foram retomados. A comunidade decidiu dar continuidade ao que fora discutido em 2000, e a formação da Comunidade Cristo Redentor começou a se concretizar. Em 2007, foi celebrada a primeira missa no terreno, onde também foi erguido um cruzeiro, sinalizando o local da futura igreja. Durante essa missa, foi anunciado que Cristo Redentor seria o padroeiro da comunidade, conforme votação realizada anteriormente. Nesse ano, também ocorreu a primeira edição do “Churrasco na Vala”, com o objetivo de arrecadar fundos para a construção da igreja.

Ainda em 2007, a comunidade organizou sua primeira festa, com missa na Gruta Natural Nossa Senhora de Lourdes, seguida de um jantar festivo no salão paroquial, visando levantar recursos para a construção da igreja. As obras começaram naquele ano, sendo executadas aos poucos com o apoio das doações dos moradores do bairro. Em 12 de dezembro de 2013, foi realizada a bênção do altar da igreja em uma missa solene, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Alessandro Ruffinoni.

Em janeiro de 2017, fora entronizada a imagem de Nossa Senhora Mãe de Deus e em 11 de dezembro de 2022, foi realizada a entronização da relíquia da Bem-Aventurada Bárbara Maix na Capela Cristo Redentor. A relíquia entronizada, que contém um pequeno osso, está exposta permanentemente para veneração dos fiéis.

Foto: Marilita Calgaro Scapinelo/PASCOM