Apostolado da Oração

Apostolado da Oração

O APOSTOLADO DA ORAÇÃO em nossa Paróquia tem seus primórdios no ano de 1902, quando o Padre Cármine Fasulo, primeiro Pároco, funda a Pia União do Sagrado Coração de Jesus, unida à sede primária de Santa Maria della Pace em Roma.

Em julho de 1914, sob o pastoreio do Cônego José Benini, esta irmandade é atualizada aos estatutos da época e inicia-se oficialmente o Apostolado da Oração, tendo como Diretor o então pároco Cônego Benini e como Assistente Espiritual, o Pe. Francisco de Paula Cantalupi.

Ao longo dos anos, o Apostolado da Oração sempre foi um serviço florescente na Paróquia, promovendo a devoção ao Sagrado Coração de Jesus e as Primeiras Sextas-feiras do mês.

Na década de 1940, sendo pároco o Pe. Henrique Gelain (depois nomeado Bispo), iniciou-se a celebração religiosa do padroeiro Sagrado Coração de Jesus, no mês de junho, promovida pelo Apostolado da Oração, como momento de oportunizar a comunhão pascal aos fieis e em ato de desagravo aos pecados cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus. Anteriormente, a festividade acontecia como festa patronal (religiosa e social) no mês de janeiro e fevereiro, juntamente com Nossa Senhora de Lourdes.

No final da década de 90, o Apostolado iniciou a realizar não somente um tríduo em honra ao Padroeiro, mas também uma grande Novena em preparação à festa, o que até hoje acontece com grande participação popular.

Com a aprovação dos novos estatutos pelo Papa Francisco, o Apostolado da Oração passou a estar inserido na Rede Mundial de Oração do Papa, uma Fundação Pontifícia.

Além do núcleo urbano (Igreja Matriz e bairros da cidade), também existe há muitos anos um núcleo do Apostolado da Oração na Capela Santa Ana, na Capela São João e na Capela São Roque. No ano de 2023 foram acrescentados mais dois núcleos: na Capela São José, e na Capela Nossa Senhora de Caravaggio Linha Almeida.

Mensalmente o Apostolado da Oração, na Matriz e Capelas, promove a Hora Santa na Primeira Sexta-feira do Mês, bem como a Missa Votiva do Padroeiro, Sagrado Coração de Jesus, com a Bênção do Santíssimo Sacramento.
O Apostolado da Oração, além do serviço de caridade e visita aos enfermos, também sustenta, com os resultados das festas, o culto ao Sagrado Coração de Jesus na Igreja Matriz, através da manutenção de alfaias, iluminação e outras necessidades da Paróquia.