São Valentin

Por volta de 1960, Guilherme Foralozzo, morador da comunidade, fez uma promessa, aos pés de um pequeno capitel, a São Valentin: se seu filho Valdesir se recuperasse de um problema de saúde, ele construiria uma capela em homenagem ao santo. Após alcançar a graça desejada, naquele mesmo ano, Guilherme doou um terreno e construiu a capela de madeira dedicada a São Valentin. Em 1986, com o apoio da comunidade, a capela foi reconstruída em alvenaria por Foralozzo, e passou a abrigar as imagens do Santo Padroeiro, de Santo Antônio, de Nossa Senhora da Saúde, além da entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

No dia 17 de janeiro de 1999, uma significativa procissão motorizada partiu da Capela de Santa Ana, em Santana, com a presença do bispo diocesano Dom Paulo Moretto e dos padres João Bosco Luiz Schio, Neri Tondello, Ireno Lusa, Jaime Bernardi, Ari Marin, entre outros. Na ocasião, Dom Paulo abençoou a relíquia de São Valentin, trazida diretamente de Roma, Itália. A relíquia é autenticada pela seguinte carta:

“A todos e a cada um que ler a presente carta, damos certeza e garantimos para a maior glória de Deus e veneração dos seus santos, que estes fragmentos são parte dos ossos de São Valentim, presbítero e mártir, extraídos de fonte autêntica e respeitosamente colocados neste relicário prateado, fechado conforme orientação. Também concedemos guardá-las e expô-las para a veneração pública dos fiéis, de acordo com as normas do Direito Canônico números 1282 e 1289. Como garantia de veracidade, mandamos expedir este documento que vai assinado por nós e autenticado com nosso selo. Palácio Episcopal, 3 de agosto de 1992. Dom Paulo Moretto, Bispo de Caxias do Sul.”

Durante a solene entronização da relíquia, Valdesir Foralozzo foi um dos primeiros fiéis a receber a bênção, em uma missa campal.

Além da capela, no terreno doado por Foralozzo foi construído um salão em alvenaria para sediar as festividades da comunidade.

Foto: Marilita Calgaro Scapinelo/PASCOM