Nossa Senhora do Rosário – Linha 21 Alto

Com a chegada dos imigrantes italianos e seu estabelecimento nos lotes da Linha 21 de Abril, na Colônia Antônio Prado, por volta de 1888, os colonos trouxeram consigo suas tradições e costumes, originários da Província de Vicenza, na Itália. Entre esses costumes, estava a forte devoção religiosa, especialmente o hábito de rezar o terço em comunidade, o que logo despertou a necessidade de construir uma capela.

Em 1894, Pedro Zen doou o terreno onde atualmente se localiza o cemitério para a construção da primeira capela. Quintilia Filipini também contribuiu, doando um quadro de Nossa Senhora do Rosário trazido da Itália, iniciando assim a história da Capela.

No dia 23 de fevereiro de 1899, Luiz Pegoraro e Emilio Filipini doaram um novo terreno para a construção da Capela em honra de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia. Esta nova capela foi abençoada pelo Pe. Cármine Fasulo, primeiro pároco da comunidade. Em 1924, uma segunda capela foi construída.

As mulheres da comunidade, em conjunto com o Apostolado da Oração da Igreja Matriz, adquiriram a estátua de Nossa Senhora do Rosário, que foi trazida em procissão a pé desde a cidade e hoje ocupa um lugar de destaque no altar da Capela. A estátua do Sagrado Coração de Jesus foi doada por José Zen, e a de Santo Antônio de Pádua por Bonfilio Furlin.

Em 1924, a comunidade também adquiriu o sino, que traz gravados os nomes de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, do Sagrado Coração de Jesus e de Santo Antônio. Angelo Alberto Zen foi o responsável por buscar o sino em Caxias do Sul, transportando-o de carreta até a capela.

Em 1948, devido à dificuldade de acesso ao local da capela, situada no alto de um morro, a comunidade decidiu, por meio de votação, transferi-la para um terreno mais acessível, doado por Antônio Uliana. A nova capela de alvenaria foi inaugurada em 1949.

Ao longo dos anos, a capela recebeu várias doações e melhorias. Em 1996, Olímpio Furtunati doou a estátua de Santa Luzia em agradecimento por uma grande graça recebida. Em 2006, a capela também foi agraciada com a estátua de Nossa Senhora Aparecida, doada por Calvino Spuldaro, em agradecimento por uma graça alcançada.

Em 2024, a capela passou por uma grande reforma que incluiu melhorias no espaço litúrgico, nova iluminação e pintura, proporcionando um ambiente acolhedor para a realização das celebrações. O ato solene de dedicação da igreja a Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, contou com a presença do Bispo Diocesano Dom José Gislon e foi realizado em 14 de julho de 2024.

Foto: Marilita Calgaro Scapinelo/PASCOM